Este versículo apresenta três retratos do terrível juízo que Jesus executará quando de sua volta triunfal.
O primeiro ilustra o que acontecerá quando a afiada espada sair de sua boca. Com ela, Cristo destrói as nações. Esta espada representa a Palavra de Deus.
O segundo retrato, paralelo ao primeiro, mostra Cristo destroçando e despedaçando as nações ( Salmos 2:9 ). A expressão Regerá com vara de Ferro, literalmente ilustra o trabalho de um pastor de ovelhas que, com a sua vara, cuida do rebanho, e destrói todos os inimigos de Deus ( Apocalipse 2:27; 12:5 ).
Tudo isto tem que acontecer antes da implantação do Reino Milenar. As várias profecias mostram que o Reino virá após o julgamento ( Hebreus 13:20; 1 Pedro 2:25 ).
O terceiro retrato enfatiza os primeiros dois de uma maneira mais forte: "Pisar o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso".
É um quadro da ceifa do juízo, mostrando uma ação contínua e deliberada até que seja completado o julgamento, ira e o furor de Deus. Isso tudo serve para mostrar o quanto Deus abomina o pecado.
Ele, verdadeiramente, é um Deus amoroso e paciente, mas conhece também os terríveis efeitos do pecado sobre sua criação. Embora longânimo, querendo que todos cheguem ao arrependimento ( 2 Pedro 3:9 ), não tolera a iniquidade.
